Renascimento
Foi movimento cultural de um período da historia européia
que marcou o final da idade media e o inicio da idade moderna, começou no
século XIV na Itália e no século XVI no norte europeu é conhecido renascimento
em Italiano.Chamou-se Renascentismo devido às descobertas que valorizaram as
referencias culturais das antiguidades clássicas que marcaram mudanças desse
período.
Humanismo
No humanismo o homem é colocado como o centro de todas as
coisas existente no universo segundo o autor; humanismo vem do renascentismo,
surgiu do movimento europeu mais precisamente na Itália no período da Idade
Media e inicio da Idade Moderna no século XIV a XVI. Desde então começaram os
avanços científicos e também nos campos da matemática, física e medicina e
também a influência no campo cultural, literatura, musica, escultura, artes
plásticas e outros.
Ascensão a burguesia
As transformações econômicas vêm acontecendo desde a Idade
Media com o avanço no artesanato e comercio da burguesia no século XVI a revolução
comercial se da pela produção do capitalista com isso o feudalismo vai perdendo
suas forças nas posses das terras. E os burgueses fizeram uma aliança com os
reis para se fortalecer contra os duques e barões. E assim o renascentismo
ficou conhecido como o período das grandes inversões e viagens pelo
mediterrâneo devido o avanço de negócios da burguesia.
Reforma
A Reforma Protestante foi uma das inúmeras
reformas cristãs que aconteceram após a Idade Média, quando o povo começou a
questionar o que era imposto pela Igreja Católica – que tomava
atitudes consideradas insatisfatórias e que fugiam dos seus princípios
iniciais, fazendo-a entrar em grande contradição.
A contra-reforma
foi a reação da Igreja Católica à perda dos fiéis, e suas
ações foram traçadas no Concílio de Trento. Nos principais pontos, estão a
catequização da America, a recriação do Tribunal do Santo Ofício, sob a forma
de Inquisição, e a criação do Index de livros proibidos, para evitar a
propagação de idéias protestantes.
Nascimento do colégio
Na idade média Educar virou moda e uma exigência, segundo a
nova concepção do homem, o surgimento de novas escolas gera uma nova imagem da
infância e da família, enquanto os ricos ou da alta nobreza continuavam a ser
educados por preceptores em seus próprios castelos a burguesia queria
educar seus filhos mandando-os para a escola,onde ocorre a mistura de crianças
e adultos de diversas idades e da mesma classe.
Educação Leiga
Fica por conta das ordens religiosas a implantação da
maioria dos colégios. O que fez com que leigos criassem escolas que melhor se
adaptassem ao espírito do humanismo.
Educação religiosa reformada
A educação religiosa se torna importante instrumento para a
divulgação da Reforma, por dar condições a todos os homens de leitura e interpretação
da Bíblia. Lutero e Melanchthon trabalharam para a implantação da escola
primária para todos, defendiam a educação universal e pública, e acabaram com
os castigos e criticaram as propostas Escolásticas, Propondo jogos, exercícios
físicos, musicas, valorizam os conteúdos literários e recomenda o estudo de
historia e das matemáticas.
Reação Católica: O Colégio dos jesuítas
Inácio de Loyola, militar espanhol, é ferido em batalha e
durante a recuperação encontra um grande fervor a fé e coloca -se a serviço
dela, tornando-se um verdadeiro “Soldado de Cristo”. Funda então a companhia de
Jesus que surge daí o nome jesuítas. Estes saem à procura de fieis com o
intuito de acabar com o protestantismo. Porém, percebem que os adultos não
toleram certas coisas, ou seja, são menos convincentes e vai atrás de jovens,
ai foi um marco muito grande na historia, pois conseguiram varias conquistas e
formaram varias gerações de estudantes.
PEDAGOGIA: A SECULARIZAÇÃO DO PENSAMENTO
Durante a decadência do feudalismo, principalmente em
decorrência do novo modo de produção capitalista, e a ascensão da burguesia o
espírito inovador do Renascimento se manifesta inclusive na religião, com
crítica estrutura autoritária e decadente da Igreja. Educar torna-se uma
questão de moda e uma exigência, segundo a nova concepção de homem, e os
colégios se multiplicam, assim como os manuais para alunos e professores.
Enquanto os homens muito ricos ou da alta nobreza continuam a ser educado por
preceptores em seus próprios castelos, a pequena nobreza e a burguesia querem
educar seus filhos e os encaminham para as escolas, na esperança de melhor
prepará-los para a liderança e a administração da política e dos negócios. Já
os segmentos populares, em geral, não têm seus interesses pela educação o
levados em conta.
VIVES
Juan Luis Vives,(1492-1540) foi um humanista espanhol,
revela-se um homem do seu tempo ao recomendar o cuidado com o corpo e a atenção
com o aspecto psicológico no ensino, acompanha mudanças do pensamento
cientifico indutivo e experimental, reconhece a importância da valorização dos
fatos e a ação como meio de aprendizagem.
ERASMO
Erasmo de Rotterdam,(1467-1536) holandês, principal expoente
do novo pensamento renascentista. Para Erasmo, a educação humanista se
preocupava em educar o homem de maneira holística, ou seja, não era apenas uma
transmissão de conhecimentos, mas sim, um modo de vida que priorizava a
harmonia do homem com todos os seus elementos internos e externos.
RABELAIS
François Rabelais,(1494-1553) frade Benedito e médico
Francês acreditava que a educação não era apenas os elementos sociais,
morais, religiosos e físicos, essa deveria ir além, a fim de atingir a formação
do indivíduo pensante e livre para agir.
MONTAIGNE
Michel de Montaigne,(1533-1592) Francês, homem cuja família
tinha grande posse de terras, acreditava em uma educação que visava o preparo
do homem em seu caráter ágil e crítico importante para a formação do
gentil-homem. Mencionava em suas propostas o quão importante era o respeito do
educador para com seus alunos a fim de não constrangê-los, caberia ao mestre
também visualizar o potencial de seus discípulos não exigindo o que supere as
forças juvenis.
A PEGAGOGIA DA CONTRAREFORMA.
A contrarreforma foi uma série de medidas da Igreja Católica
para conter o avanço do Protestantismo que ganhava força na Europa absolutista,
principalmente porque muitos reis buscavam se libertar das garras do papa que
tinha mais poder que os próprios reis, o protestantismo, então ganhou simpatia
de reis como na Inglaterra que foi o primeiro reino a se desligar do vaticano.
Contrarreforma contribuiu de certa forma para o processo
educativo brasileiro, permitindo que os filhos dos colonos e depois os curumins
tivesse acesso às primeiras letras. E foi através das missões que o povo
brasileiro foi iniciado no processo de alfabetização a exemplo do que ocorria
em boa parte do mundo naquele período.
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