Moda, DIY, Decoração, Música, Filmes... E muito mais. ;D

Deficiências: MULTIPLA

6. DEFICIÊNCIA MULTIPLA

A deficiência múltipla é a ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente - sejam deficiências intelectuais, físicas ou ambas combinadas. Não existem estudos que comprovem quais são as mais recorrentes. Exemplos: Deficiência Intelectual e Física; Surdo cegueira;

6.1- Causas da deficiência Múltipla

As causas podem ser pré-natais, por má-formação congênita e por infecções virais como rubéola ou doenças sexualmente transmissíveis, que também podem causar deficiência múltipla em indivíduos adultos, se não tratadas.
Segundo a Associação Brasileira de Pais e Amigos dos Surdo-cegos e dos Múltiplos Deficientes Sensoriais (Abrapascem), o modo como cada deficiência afetará o aprendizado de tarefas simples e o desenvolvimento da comunicação do indivíduo varia de acordo com o grau de comprometimento propiciado pelas deficiências, associado aos estímulos que essa pessoa vai receber ao longo da vida.

6.2- Como lidar com a deficiência múltipla na escola?

Deve ser feita caso a caso, dependendo dos tipos e do grau de comprometimento do aluno;
É preciso levar em conta que há consequências nos diversos aspectos do desenvolvimento da criança que influenciam diretamente a sua maneira de conhecer o mundo externo e desenvolver habilidades adaptativas;
Ficar atento às competências do aluno com deficiência múltipla, usando estimulação sensorial e buscando formas variadas de comunicação, para identificar a maneira mais favorável de interagir com o aluno.
6.3-Conceito de surdo cegueira:
O termo surdo-cego designa as pessoas afetadas por deficiências de visão e audição simultaneamente, em que um desses sentidos não pode substituir o outro.
O portador de surdo cegueira não pode ser assemelhado nem a um surdo nem a um cego, pois constitui um caso bastante particular. São distinguíveis quatro graus de surdo cegueira:
 existência de um resíduo auditivo e de um resíduo visual;
 surdez total e resíduo visual;
 resíduo auditivo e cegueira total;
 surdez e cegueira totais.